Câncer de Mama

Oii, tudo bem com vocês?

Hoje o papo é um pouco diferente…não é dica de make e look, não é receita nem resenha.. mas envolve o universo feminino de certa forma. O post vai ser um pouco longo..mas acho que quem tiver realmente interesse, vai ler. E digo que vale a pena!

Essa semana saiu em vários sites e noticiários na TV que a atriz Angelina Jolie fez a Mastectomia preventiva pelo fato da grande porcentagem de ter CA de mama. E eu não poderia deixar de comentar esse assunto e vir compartilhar com vocês aqui no blog…pelo fato de que eu também já passei por isso! Sim.. eu não tenho vergonha de dizer que realizei a mastectomia bilateral preventiva para evitar o CA de mama. E digo mais… super recomendo a todas as mulheres que correm esse risco.

Campanha-prevenção-câncer-de-mama..preview

O CA de mama mata 458 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como não se preocupar com um número tão grande?! Sabendo de vários casos, inclusive na família (mesmo que longe) não exitei em tomar essa decisão. Meu caso não era de CA..ainda.. porém um risco considerável. E não foi logo de cara… foram 10 anos de preocupação com nódulos e cada vez aumentando mais.. a cada exame a preocupação, a angústia de esperar pelo resultado e o medo de ler “aquilo” que não gostaria. Isso afetava não só a mim como a minha família e amigos próximos.

Descobri com 15 anos meu primeiro nódulo (com o toque), e desde então fazia exames de ano em ano…e quando os nódulos começaram a ficar incontáveis os exames foram ficando cada vez mais frequentes e começaram as terríveis punções, doloridas demais, depois Ressonância e por aí em diante. Cheguei a fazer a retirada de um só nódulo, que tinha característica de evoluir para um CA.

Mas aí vocês me perguntam: Ana, mas porque retirar tudo se você não tinha nódulos malignos? Então eu respondo.. esses exames de 6 em 6 meses incluíam essas punções que fazem biópsias do que foi retirado..quem mostram mais detalhadamente as características desses nódulos. E nelas mostravam que não eram CA mas que um dia poderia se tornar um Assim como aquele que retirei. Podia ser dentro de um mês, como em dez anos. Mas aí eu pergunto pra vocês: Vou esperar pelo resultado de CA pra sofrer com radioterapias, exames mais complexos e invasivos? Não né..como na época estudava Radiologia e de certa forma lia mais adentro sobre o assunto estudando a matéria de Mamografia..então eu sabia do risco que tinha. Para que correr riscos quando se pode evitar? Essa era a minha consciência!

Então depois de muitas punções, nada agradáveis..cheguei no consultório do médico e disse: Dr, tira TUDO! Ele se surpreendeu, não tinha dito que meu caso era para tanto, mas que essa era uma opção. Explicou que afetaria a vaidade, que a estética poderia não ser satisfatória e etc….E que muitas mulheres não tinham essa coragem, muito menos as que mais precisavam tomar essa decisão, tinham medo do resultado. Mas eu estava decidida, e que se ele tivesse data no dia seguinte eu já faria rsrs.. mas a data disponível mais próxima era em um mês.. então já marquei e tratei de realizar todos os exames necessários. Também fui em um Cirurgião plástico, para fazer a reconstrução já na mesma cirurgia. Sim.. foi tudo no mesmo dia, a retirada e colocar a prótese. Foi dolorido: SIM. Quando saí do centro cirúrgico depois de quase 7 horas de cirurgia (minha mãe e meu marido gastaram a sola dos sapatos andando pelos corredores do hospital kkkk), e acordei da anestesia, pensei que tinha sido atropelada por uns 10 caminhões kkkkkkk(e não é exagero tá? rsrs). A recuperação foi longa… 60 dias.. dormindo quase sentada, cuidando de tudo, tendo que minha irmã e meu marido me darem banho para lavar meus cabelos rsrs, pois não pode levantar os braços, fazendo curativos todos os dias, enfim..não vou entrar em muitos detalhes né? rsrs Mas já dá pra saber que não é fácil..porém a recompensa de eliminar todas as preocupações com isso foi a melhor! Já fazem 2 anos e meio que realizei a cirurgia e está tudo ótimo!! Já fiz as consultas pós operatório, os exames necessários e está tudo ok! Graças a Deus!
Então digo a vocês.. por experiência própria, que estou expondo nesse post, sem receio nenhum e vergonha nenhuma também..que a mim não afetou em nada, que estou super satisfeita com o resultado! Não tirou minha vaidade, minha feminilidade nem afetou meu relacionamento (o que muitas se preocupam). Então o importante é se sentir bem e ter saúde. Sei da triste consequência que é de não poder amamentar.. mas pense comigo: melhor ter saúde e poder ver seu filho crescer do que no meio da vida dele você ter essa doença e acabar não podendo aproveitar da melhor forma possível. Pense nisso!

Post já tá gigante né?! Mas já tá acabando..juro.. O meu objetivo com esse post é alertar assim como vários sites que abordam esse tema.. fazer com que mais mulheres se previnam, mas não estou dizendo pra geral sair aí fazendo cirurgia e retirar as mamas heim kkkk Mas aquelas com um risco maior, que sofrem assim como eu já sofri com exames e mais exames que além de machucar (punções) gastam uma grana né? Não são baratos. Sem contar a angústia de esperar pelos resultados. Eu vivi essa rotina durante 10 anos..e acho que até decidi tarde demais em fazer essa cirurgia. Mas só quando me toquei do real risco que eu tinha que resolvi tomar essa decisão, que pra mim hoje foi uma das mais importantes e a melhor que já tomei. Mas claro, que os cuidados começam cedo.. não é só mulheres acima de 40 anos que devem começar a prevenir e a cuidar… já ouvi casos de meninas com 16 anos com CA de mama. Então eu volto a dizer, que desde cedo devem se cuidar, fazer o toque, fazer Ultrassom que é um exame mais tranquilo, Ressonância também é um ótimo exame, porém caro, mas quem tiver condições, faça.
O negócio é se cuidar!!! Prevenir tudo que possa prejudicar a sua vida. Viver bem sempre! Pensar na saúde sempre! Viva!

ca2

O prazer de acordar sem preocupações em relação a isso..é uma dádiva! 

E esse foi o post de hoje…gigaaaaaante né? Mas se você leu tudinho viu que valeu a pena né? Como falei, não tenho vergonha de expor essa minha experiência..até porque abordei um assunto muito sério e que todas as mulheres devem se preocupar e cuidar! Espero que tenham gostado, sinceramente, fiquei na dúvida em postar, mas vendo que é um tema importante de alertar me senti na obrigação de compartilhar a minha história.. e admirei a Angelina Jolie por ter tomado essa decisão..deixo aqui então duas frases que ela falou:

“Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado”, diz Angelina

“Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade”

Faço das palavras dela a minha para encerrar esse post!

Beijinhus ;;;*

Ana

‘Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS.’

mensagem cancer de mama

14 comentários sobre “Câncer de Mama

  1. Nossa ana, a decisao da Angelina Jolie de fazer a mastectomy foi radical, minha especialidade na Army eh trabalhar no centro cirurgico e ja vi mtas mas mtas dessas cirurgias na minha frente e ver uma mulher sem nada sem nem o bico do peito eh triste. Muuuito legal seuu post pois eh um alerta a todas nos mulheres de nos cuidarmos sempre fazendo os exames necessarios pra evitar algo tao tragico. Bjim Ana

    Curtir

  2. É sim Pati.. eu tbm tomei essa decisão mas eu estava mto certa de que seria melhor e foi. E assim.. não sei qto a cirurgia da Angelina.. mas a minha não afetou o mamilo.. continuo com o meu intacto hehe ;D Tem cirurgias que conseguem manter.
    Obrigada pelo carinho… bjinhus ;*

    Curtir

  3. Vi aqui na reportagem q ela congelou os mamilos pra poder garantir. Vai ver q todas as cirurgias q eu assisti eram desta maneira de nao salvar nem o mamilo pq a area toda estava afetada. Meu trabalho e passar os instrumentos cirurgicos pro cirurgiao e nao saber detalhes sobre o caso de cada paciente entende? Mas nossa Ana… alias, uma colega minha fez essa cirurgia tb, to me lembrando agora e menina… ela ficou LINDAAA depois da cirurgia. Vc tb! Nao sei como era o antes mas tah lindona agora! Bjiim

    Curtir

  4. é Aninha, nao foi um periodo muito facil né?…o foda era ter que ficar tocando neles pra fazer curativo…kkkkkkkkk… ai meu deus…. que perrengue….hehehehe…. Mas valeu a pena cada segundo, pois a tranquilidade que temos hj com vc em relação a isso, nao tem preço…. eu e a mae nos preocupavamos demais com aqueles nodulos e cada vez aumentando a quantidade né… foi foda….
    e me surpreendi demais com vc, com a decisao que vc tomou… pois vc amava os seus seios, eles eram perfeitos, lembra?… hoje eles também sao…..pode ter certeza que em nenhum momento ofuscou a sua beleza…..
    bjxxxx

    Curtir

  5. Ana, eu não sabia que vc tinha feito mastectomia, faz tempo? Eu tive no seio esquerdo mas era tamanho de uma grão de feijão, so precisei fazer radio após a cicurgia, agora dia 01-06 fazem dez anos, faço acompanhamento anual e graças a DEUS esta tudo bem, mas sempre que aparece alguma notícia de alguém que teve e não conseguiu curar eu fico muito apreensiva. Mas vamos em frente. Bjo

    Curtir

  6. Oi tiaa.. sim faz dois anos e meio já. Com ctz esse assunto assusta.. mas temos que alertar a todas as mulheres que precisam se cuidar!! Ainda bem que está tudo certo com a tia!
    bjinhus ;***

    Curtir

  7. Obrigada Gi.. com ctz é um alerta.. mas como falei..não é pra sair por ai tirando tudo e colocando silicone hhee..é em casos necessários mesmo. Foi uma luta..mas a recompensa da tranquilidade é a melhor! E a vaidade não muda em nada..em alguns casos até melhora hehe😉
    Beijinhus ;**
    (Gi..fala cmgo pelo outro perfil do face..te add lá)

    Curtir

  8. Pingback: Bem Patricinha » Blog Archive » JORNAL RJBP – OUTUBRO ROSA

  9. Pingback: 1 ano de BLOG!! | Ana Mendes Blog

  10. Oh my goodness! Amazing article dude! Thanks, However I am encountering difficulties with your RSS. I don’t understand the reason why I can’t subscribe to it. Is there anybody else getting similar RSS problems? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

    Curtir

  11. Pingback: OUTUBRO ROSA – Abrace a causa! | Ana Mendes Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s